segunda-feira, 8 de junho de 2009

Autorretrato


Depois de concluir os trabalhos em mais uma comunidade, resolvi conversar aqui sobre o Projeto Autorretrato. A definição do mesmo se encontra no blog com link ao lado.


Então, depois de montar a exposição na comunidade quilombola Jussarinha, em Santana do Mundaú, fico ainda mais feliz com o trabalho que estamos fazendo. É um aprendizado a cada viagem, seja dentro do carro no papo animado com os colegas, seja no trabalho com as crianças.


Ah.. as crianças. Estas são as estrelas do projeto. Com uma facilidade incrível elas utilizam as cameras digitais. Depois de um tempo fazendo fotos, algumas já faziam vídeos. Eu não imaginava que elas tivessem essa facilidade, sério mesmo. É fácil manusear uma câmera, eu sei, mas para crianças que nunca ou pouco tiveram contato com a tecnologia fica um pouco mais complicado. Nós nascemos junto com a tecnologia. Aos seis anos eu já tinha computador em casa. E a maioria das crianças que nós trabalhamos vivem a margem do mundo digital, da internet. Nesta última comunidade isso foi visto com mais intensidade.


Outra coisa que me chamou atenção foi a curiosidade dos adultos da comunidade com aquele trabalho, com as câmeras. Em Barra Grande, tivemos uma professora que acompanhou de perto o todo o nosso trabalho com as crianças e ela sempre estava muito interessada, querendo saber como usar a câmera. Além disso, ela ajudava as crianças a visualizar imagens pra foto, etc. Em Jussarinha, houve a mesma empolgação de alguns adultos. Primeiro quando começamos os trabalhos, depois com a exposição pronta.


Então, posso dizer que é muito feliz participar de um projeto desse tipo. Poder fazer algo por comunidades carentes é muito gratificante, ainda mais quando se trata de fotografia, de cultura. Feliz também porque aprendo a cada viagem, conheço lugares, pessoas. E é no sorriso de cada criança que somos recompensados.


Foto: Em Jussarinha. Por mim

3 comentários:

  1. Pow, Carol, levar coisas diferentes pra esse pessoal que tá acostumado com a mesma rotina sempre deve mexer mesmo com toda a comunidade. Criança a gente num precisa nem falar, né, eu mesmo aprendi a mexer no computador sozinho quando era pivete. =P

    ResponderExcluir
  2. xD Criança tem um quê de caçador que ilumina quem tá ao redor, é uma energia nova em cada instante! Lindo o trabalho de vocês =D

    ResponderExcluir
  3. Deve ser incrivel mesmo ver crianças que nunca tiveram acesso a cameras simplesmente passarem a usa-las com maestreza.

    Deve ser gratificante mesmo participar de um projeto assim, parabéns pelos resultados, xinhaa!

    =**

    ResponderExcluir